Os degustadores profissionais são uma classe nobre na indústria do café – especializada em provar e avaliar pequenas quantidades de grãos variados antes que sejam preparados para a distribuição. Essa degustação profissional, que em inglês recebe o nome de cupping, é semelhante à degustação de vinho. Os provadores conseguem distinguir a origem do café numa simples amostra, apenas sentindo o aroma e o sabor. Entretanto, existem poucas pessoas com essa rara habilidade. Um exemplo disso é a empresa New York Coffee and Sugar Exchange, que emprega menos de quarenta degustadores para analisar todo o café importado para o mercado americano.

 

 

          As impressões dos profissionais diante de cada amostra de grão de café são documentadas obedecendo a seis critérios pré-estabelecidos, os quais envolvem os cinco sentidos. Os critérios são: apresentação, visão, aroma, sabor, corpo e acidez.

 

          Os degustadores profissionais de café são aproximados por suas habilidades especiais; sorvem o café da colher de teste de forma barulhenta. A amostra é quase inalada, projetada para o fundo e para o céu da boca e, em seguida, passada de um lado para outro antes de ser cuspida dentro de um balde.